Sustentabilidade

Sustentabilidade – dicas para tornar sua casa ecologicamente sustentável

sustentabilidade e ecologia
A sustentabilidade é um conceito atual de otimização de recursos naturais para promover o conforto e a usabilidade sem prejudicar o meio ambiente.

A sustentabilidade, longe de ser um modismo é uma necessidade dos tempos atuais.

Com os recursos naturais limitados e o aumento dos valores dos impostos alusivos à produção de energia elétrica e o aumento da população e sua crescente demanda ter uma casa ecologicamente sustentável é ter segurança e recursos renováveis, sem abusar dos recursos naturais.

Dentre os inúmeros benefícios em ter uma casa sustentável podemos considerar a preservação ambiental, a valorização do imóvel e a economia que essa otimização pode proporcionar.

Se você se preocupa com o meio ambiente e tem interesse em tornar sua casa sustentável, confira os pontos mais importantes para você colocar em prática.

Leia também: 7 bons motivos para morar no interior  

Definindo sustentabilidade

Casas ecologicamente projetadas

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade ambiental aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.

Uma casa 100% sustentável deve estar de acordo com diversas técnicas para adquirir essa titulação. Inclusive, existem algumas certificações para esse tipo de projeto, como a certificação AQUA-HQE e o selo ouro do Green Bulding Council.

Segundo o Green Building Council Brasil (GBC), o Brasil é o quarto no mundo na quantidade dessas construções sustentáveis.

O que é bioconstrução?

Bioconstrução é uma técnica de construção que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, aproveitando não apenas a localização natural adequada e o clima favorável, mas impulsionando a criação de sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia, gerando economia e bem-estar.  

Painéis solares e células fotovoltaicas

Painel solar e sustentabilidade ambiental

Projetos de casas sustentáveis criam alternativas para a geração de energia. O painel de células fotovoltaicas é um dispositivo elétrico, de estado sólido, capaz de converter a luz proveniente do sol diretamente em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico. É possível investir no uso de painéis solares, que além de reduzem os gastos no fim do mês ainda podem gerar energia elétrica que pode ser revertida ao sistema e gerar lucro.

Teto verde, um must na sustentabilidade!

teto verde e sustentabilidade

Cobertura verde ou telhado verde, como também é conhecido, é uma técnica de revestimento térmico e acústico que utiliza vegetação, grama ou qualquer outro tipo de vegetação. Há diversos benefícios na utilização dessa técnica como o conforto térmico e acústico, menos poluição e durabilidade devido ao processo de fotossíntese.

Bio Cisterna

A bio cisterna é um sistema de captação de água de chuva, ideal para irrigação, descarga de sanitários, limpeza de pisos e superfícies e economia de água potável. As cisternas vão muito além de um simples reservatório.

No Brasil somente a água da chuva proveniente do telhado pode ser captada. Por isso, antes de fazê-la, é necessário um estudo técnico sobre a pluviosidade média da localidade.

Além de uma Cisterna, a Norma Brasileira para Aproveitamento de Água da Chuva indica o uso de um dispositivo de filtragem adequado (filtro para água da chuva); um sistema de freio d’água (que impede a transposição de partículas no interior da cisterna) e uma boia-coletora, para que seja coletada apenas a água da superfície (que é a água mais limpa).

Leia também: Dicas para Preservar o Meio Ambiente

Família Sustentabilidade

O arquiteto Le Corbusier (1887-1965) dizia que “as casas são máquinas de morar”. A sustentabilidade faz com que esse conceito seja ampliado para a preservação da nossa casa e maior máquina de vida: a natureza.

A IzyMob tem a visibilidade que seu imóvel precisa. Prático, rápido e sem burocracias! Comprar, Vender ou Alugar imóveis nunca foi tão fácil!

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira