Sustentabilidade

7 bons motivos para morar no interior

morar no interior
Morar no interior pode ser uma boa ideia, sobretudo para quem tem filhos pequenos ou já está aposentado.

“Mel, fruta no quintal, sol e um beija-flor”…

Essa velha canção dos anos 70 mostra o bom de se morar no interior. E é realmente apaixonante acordar cedo e ver a vida em movimento natural. O ar mais limpo, a vida correndo devagar por entre as ruas e praças, com crianças e adolescentes indo sozinhos para a escola.

Viver no interior tem inúmeras vantagens para quem quer viver um estilo de vida mais sossegado, menos conturbado, onde dá tempo para fazer tudo.

Hoje a gente vai te mostrar 7 bons motivos para morar no interior e o que você precisa fazer para se estabelecer bem por lá e ter uma vida tranquila de verdade, sem ilusões.

Morar no interior tem inúmeras vantagens: melhor qualidade de vida, maior relação custo-benefício, segurança… mas há muitos pontos que você deve levar em consideração antes de escapar das grandes cidades e adotar esse novo estilo de vida!

Leia também: Investir em imóveis é uma tendência em alta no país

Por que morar no interior?

Morar no interior = mais liberdade

Para ter a tranquilidade e a sensação de paz que muitas vezes não há nas grandes cidades. No cotidiano dos grandes centros geralmente não encontramos a tranquilidade e o tempo hábil para organizar nossa rotina, com tudo o que gostaríamos de fazer: aproveitar mais nossa família, estudar, praticar esportes, desenvolver um novo hobbie ou simplesmente desfrutar de mais momentos de descanso em meio à natureza. 

Morar no interior = Segurança

O fator segurança no interior é, sem dúvida, um dos quesitos mais importantes. Com maior policiamento e ações rotineiras há menos incidência de casos de violência, roubos ou assaltos. Isso não quer dizer que não tenha – há casos isolados mas, no geral, viver no interior é bem mais seguro.

Imóveis mais acessíveis

Comprar um imóvel é bem mais acessível do que nas capitais, geralmente são imóveis sólidos, com excelentes acabamentos por um preço médio razoável. O melhor é que você ainda pode fazer permutas para aquisição do imóvel, além de ter algumas linhas de crédito especiais para esse fim.  

Veja também: Tudo que você precisa saber sobre seguro residencial

Natureza preservada

Se você quer sair dos grandes centros visando um contato maior com a natureza, no interior é bem mais fácil de encontrar recantos com o meio ambiente preservado. Animais silvestres, aves, árvores, mananciais de água e montanhas são inspiradores.  

Entretanto, você não precisa morar escondido, no meio do nada – até porque é muito difícil quem sai dos grandes centros se adaptar plenamente a vida no campo. Você pode morar nos bairros mais próximos ao centro da cidade e desfrutar do melhor dos dois mundos.  

Leia também: Aprenda a cozinhar com esses seis apps incríveis

Baixo custo de vida

O baixo custo de vida é um dos fatores mais importantes que levam as pessoas a considerarem a vida no interior. Na média, algumas coisas saem mais baratas sim, especialmente no que consiste a economia do lugar (veja a vocação do município para onde você pretende se mudar antes) em alguns casos, os hortifrutigranjeiros são mais baratos, assim como os laticínios ou produtos manufaturados.

Todavia, o que não fica muito barato são os produtos industrializados e os que são exportados uma vez que dependem de transporte para essas cidades, então, o valor do transporte encarece o produto final.

Morar no interior é bom para a melhor idade

Conforme ficamos mais idosos a tendência é fugir das tensões e dos problemas inerentes a vida cotidiana. O bom de morar no interior para a melhor idade é a tranquilidade e os bons serviços de saúde públicos como, por exemplo, as Clínicas da Família, que oferecem um tratamento diferenciado, inclusive na indicação de tratamentos específicos como cirurgias, glaucoma, diabetes, hipertensão, além de programas preventivos. Descomplicar a vida, tornando-a mais simples e cômoda.  

Maior qualidade de vida

Morar no interior

Para quem tem filhos pequenos e em idade escolar morar no interior pode ser a melhor alternativa. Escolas pequenas, com professores e auxiliares dedicados; atividades externas, com segurança, ar puro, natureza e serviços públicos que oferecem um bom atendimento.

Com poucos carros, o trânsito é mais tranquilo e assim a saída do trabalho ou da escola possibilita chegar mais rápido em casa. Com menos estresse e mais tempo útil, você terá tempo para outras atividades que nos grandes centros nem sempre eram possíveis, como praticar esportes, exercícios físicos ou mesmo desenvolver algum hobbie.

Viu como morar no interior pode ser uma ótima ideia? Compartilhe o post e comente!

A IzyMob tem a visibilidade que seu imóvel precisa.

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 2

Newsletter

Confira