Mercado Imobiliário

Dicas valiosas para vender seu imóvel

Venda de imóveis
Vender um imóvel pode parecer mais fácil do que você imagina! Confira as dicas que oferecemos para você!

E chega a hora de dizer adeus… e recomeçar! A gente sabe que nem sempre vender um imóvel é uma coisa fácil! Se por um lado, investir num imóvel é a melhor opção para tempos incertos, vender um imóvel pode representar o começo de uma nova história, em um novo lugar.

Muitas vezes mantemos imóveis que não satisfazem nossas vontades: um imóvel de família, uma compra por impulso ou mesmo um imóvel que já não atende mais nossas expectativas: a família cresceu ou diminuiu, você quer trocar de bairro, de cidade ou até mesmo de país e, pelos mais variados motivos, chega o momento em que a venda de um imóvel passa a ser a solução para seus questionamentos.

Levando todas essas questões em consideração, pensamos 10 dicas valiosas para vender seu imóvel com segurança e eficiência, sem abrir mão do bom-senso, imprescindível em qualquer ação imobiliária, confira e deixe seus comentários.

Escolha o momento certo para vender seu imóvel

Escolher o momento certo significa dar tempo ao tempo – ou seja, espere as boas oportunidades. Como tudo na vida, vender um imóvel exige calma e tempo para resolver todas as questões. Você não pode ter pressa e não tem como controlar tudo. Tenha em mente um prazo médio para vender esse imóvel e o tempo para promover as transformações de acordo com as dicas a seguir.

Cuidados com a aparência do imóvel

Um imóvel descuidado no exterior já assusta e quase ninguém vai querer entrar nele. Sujeira na calçada, podas por fazer, terreno abandonado, jardim bagunçado com lixo? Nem pensar! O mesmo vale para paredes sujas ou descascadas, paredes com rachaduras e infiltrações, calhas frouxas e telhado danificado… considere investir algum capital numa reforma básica, sem grandes luxos. Quem for fazer um investimento na compra do seu imóvel não vai querer levar um prejuízo como ônus.

Elimine todos os focos de sujeira, caixas e móveis velhos que possam obstruir a passagem – considere um serviço de limpeza e conservação de imóveis. Troque os vidros, portas e maçanetas quebradas e analise as condições da parte elétrica e hidráulica. Quando as partes estruturais dos imóveis estão comprometidas, o gasto do futuro comprador tende a ser muito maior – o imóvel pode estar numa localidade excelente, num preço justo, mas sem condições de moradia. Se o futuro comprador analisar com cuidado verá que não é um bom negócio. Limpeza e organização são fundamentais para a venda de um imóvel.

Deixe o imóvel desocupado

A gente sabe que é difícil e que muitas vezes o vendedor do imóvel está morando no imóvel, mas é importante que o imóvel esteja desocupado no ato das visitas. Se esse for seu caso, procure deixar o imóvel o mais limpo possível, sem personificações como quadros, fotos de família, itens de uso pessoal espalhados pelos cômodos. Em dias de visitas, guarde todos os seus pertences pessoais em caixas e objetivo para que os visitantes possam ver exatamente como o imóvel é.

Entretanto, se você pretende vender a casa mobiliada procure deixar todos os móveis bem à vista, limpos, organizados sem nenhum objeto de uso pessoal nas acomodações. Abra as janelas para deixar o sol entrar e iluminar de forma natural – esses aspectos chamam bastante a atenção.

Como fazer boas imagens para vender imóveis?

Use fotos atrativas – uma imagem vale mais do que mil palavras e você verá que essa máxima se aplica no momento da venda de imóveis, para isso, invista em ótimas fotos! Você deve escolher imagens que destaquem os pontos mais relevantes do imóvel – use e abuse dos ângulos que favoreçam cada cômodo. Para fotos excelentes, siga essas dicas:

  • Limpeza e organização do imóvel são fundamentais;
  • Aproveite a luz natural – procure fazer as fotos num dia de sol ou quando ele entrar no ambiente;
  • Todos os cômodos devem ser fotografados: não se esqueça das áreas externas, comuns, garagem e de lazer;
  • Procure fazer várias imagens de cada cômodo para ter mais escolhas;
  • Na dúvida, recorra à um profissional fotógrafo que saberá os pontos favoráveis do imóvel, a IzyMob oferece esse serviço.

Verifique a documentação

Documentos para compra e venda de imóveis
Documentos para compra e venda de imóveis

Quem quer comprar um imóvel quer ter a certeza de um negócio seguro, juridicamente válido. Por isso, é natural que os visitantes perguntem sobre a documentação do imóvel.

Grande parte das negociações com imóveis não são fechadas por causa de problemas na documentação, seja a falta dos documentos principais, seja a falta de pagamento das taxas públicas. Para que o processo seja transparente, primeiro certifique-se de que seu imóvel esteja quitado, sem pendências judiciais.

Alguns documentos importantes são: a matrícula do imóvel que está vendendo, o Registro Geral de Imóveis, as guias do IPTU pagas e as também certidões na receita federal e na justiça trabalhista, por exemplo. Primeiro resolva as pendências e reúna toda a documentação, de forma correta.

Ao passar a escritura do imóvel confira os termos que foram combinados previamente e não faça nenhum instrumento de compra e venda sem antes conversar com seu advogado ou recorrer à sua imobiliária. Analise dados importantes como nome dos compradores e vendedores, CPFs, RGs entre outros documentos pessoais.

Estabeleça um valor justo pelo imóvel

Qual o valor mínimo ou máximo do imóvel? Qual o valor para financiamento? De quanto seria o sinal? Ao pensar em vender um imóvel essas perguntas devem ser respondidas e você deve ter em mente um valor real e não ilusório para respondê-las.

O valor de cada imóvel é concebido por uma avaliação, que deverá ser feita por um corretor experiente na área. O profissional de corretagem de imóveis poderá ajudá-lo também na pesquisa de mercado imobiliário, na comparação entre imóveis parecidos com o seu e na disposição dos diferenciais.

Esteja aberto às negociações

Quanto mais alto o valor de um imóvel, maior será o tempo para negociá-lo. O mercado é que irá decidir o quanto vale seu imóvel, portanto, esteja aberto a conversas com o interessado e a negociação de valores. Caso contrário, o visitante poderá comprar outro imóvel e você ficará com o imóvel fechado.

Escolha o comprador para vender o imóvel

Pode parecer estranha essa colocação, mas evite a venda para qualquer pessoa. Cuidado com falsas promessas e escritura e registro do imóvel só com o dinheiro na conta. Se o imóvel for vendido financiado por bancos como a Caixa Econômica Federal, por exemplo é mais tranquilo, já que a Caixa vai se encarregar de qualificá-lo. Contanto, no caso de venda direta, todo cuidado é pouco.

Por essa razão a assessoria de uma imobiliária é muito importante: você poderá receber diversos tipos de propostas e estar aberto e com atenção à todos os pontos. Trocas por outro imóvel, dar um carro de entrada, parcelar a entrada, entre ouras propostas podem ser atraentes, mas não se esqueça de verificar todos os prós e contras. Ser inflexível só dificulta a transação.

Use as redes sociais para vender seu imóvel

As redes sociais são excelentes para divulgar muitos produtos e serviços e pode ser uma boa vitrine para você expor seu imóvel para amigos e familiares que possam estar interessados em comprar se imóvel ou indicar para quem esteja interessado.

Crie uma página no Facebook para o imóvel e procure fazer várias postagens com fotos e vídeos sobre o imóvel. Reforce as principais características e pontos fortes, sempre definindo bem seu público-alvo. Impulsione as publicações através de anúncios pagos e fique atento às mensagens e contatos futuros.

Escolha um corretor de imóveis com experiência

Corretores de imóveis
Corretores de imóveis credenciados

Corretores de imóveis são profissionais capacitados para intermediar as transações imobiliárias entre as partes. No entanto, escolha um ou dois corretores sérios para buscarem compradores para o imóvel que você pretende vender. Procure estabelecer de forma bem clara as comissões e o comprometimento com a venda do seu imóvel, afinal, o combinado sai mais barato.

Outros artigos interessantes:

10 dicas para você comprar seu primeiro imóvel

Casa conectada: Automação Residencial pelo celular

Dicas de decoração para imóveis alugados

Gostou das dicas? Agora, compartilhe essas ideias com quem pretenda colocar o imóvel para alugar e dê a sua opinião!

IzyMob, a visibilidade que seu imóvel merece!

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 4

Newsletter

Confira