Mercado Imobiliário

10 dicas para alugar seu imóvel

aluguel de imóveis
Alugar um imóvel pode ser a melhor solução para seus problemas econômicos. Nesse post você verá 10 dicas para alugar seu imóvel.

Muitos proprietários buscam imobiliárias para alugar seus imóveis – um imóvel vazio traz muitos prejuízos para os donos – desde a manutenção até as taxas públicas – ou seja, imóvel vazio, prejuízo na certa.

Se comprar um imóvel é bom, alugar pode ser uma boa alternativa para quem tem um imóvel sobrando – é aquela renda mensal importante para fechar as contas no mês ou mesmo para realizar uma viagem ou um passeio que você e sua família tanto desejam!

Para alugar um imóvel de maneira satisfatória é necessário fazer ajustes e pequenas reformas. Afinal de contas, se nos colocarmos no lugar de quem está alugando, ninguém quer entrar num imóvel de mau aspecto.   

Neste post, você terá 10 dicas infalíveis para conseguir alugar seu imóvel de forma rápida e eficiente.

Faça uma pesquisa de valores no mercado imobiliário

Aluguel de apartamento
Aluguel de apartamento, atenção ao condomínio

Um valor competitivo pode ser o chamariz para alugar rápido seu imóvel, para isso, solicite ao seu corretor de imóveis uma avaliação do seu imóvel e uma comparação entre os imóveis da região. Dessa forma, você poderá estabelecer um valor médio para alugar, levando em consideração o preço para queda (um desconto que você poderá dar caso o futuro inquilino solicite).

Faça pequenas manutenções no imóvel antes de receber visitas.

Com o passar dos anos é normal que os imóveis precisem de alguns reparos como reboco de fachada, demão de tinta nas paredes, colocação de pisos e revestimentos, troca de vidros e maçanetas. Benfeitorias são bem-vindas, especialmente se o seu imóvel estiver localizado numa área privilegiada.

Observe também se a estrutura elétrica e hidráulica está funcionando bem. Se o imóvel for casa, analise se a fachada está em condições e se precisa de poda nas árvores ou uma limpeza no jardim. Procure manter o imóvel limpo e arejado, sem móveis velhos amontoados – a primeira impressão é a que fica.

Tenha flexibilidade com as propostas de locação de imóveis

De uma boa conversa, ninguém escapa. Assim, todo proprietário deve entender que o mercado imobiliário é repleto de oportunidades e, se não houver uma flexibilidade na proposta de locação de imóvel, o visitante simplesmente correrá atrás de outro imóvel. As propostas podem variar como reparos e melhorias no imóvel; pagamento de seguro; depósitos e fiadores.  

Procure anunciar em uma imobiliária de confiança  

O primeiro passo decisivo para sua locação de imóvel é procurar uma imobiliária de confiança para anunciar seu imóvel. O ideal é que seja conhecida na região e que seus serviços possam atender às suas expectativas, como uso de tecnologias de comunicação para auxiliar na locação do imóvel.

Com o avanço da internet no Brasil, muitas imobiliárias têm apostado nos aplicativos e nas buscas pela internet e quem está procurando um imóvel, geralmente também opta por esses recursos na hora de buscar um imóvel para alugar.

Antecedentes dos visitantes

Perguntar não ofende, mas você não é obrigado a alugar para o primeiro visitante que ficar interessado no imóvel. Sugerimos que haja uma busca de antecedentes no SERASA e no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito para ver se há alguma pendência financeira ou judicial. Outro ponto relevante é saber a profissão e o porquê de quererem alugar um imóvel. Afinal, você precisa saber quem você coloca dentro da sua casa e saber se essa pessoa terá como arcar com o aluguel e as taxas, evitando a inadimplência.  

Fotografias de qualidade para alugar um imóvel

Aluguel mobiliado
Antes de alugar sue imóvel, deixe tudo organizado.

No dia da sessão de fotos de seu imóvel procure deixar o ambiente o mais limpo e organizado possível. Abra as janelas, deixe a luz natural entrar nos cômodos e procure pegar os ângulos mais favoráveis.

Isso também vale para o dia das visitas: retire do campo visual elementos personalizados como porta-retratos, caixas, aquela bagunça do dia a dia – afinal, a primeira impressão é a que fica.

Alugue seu imóvel mais rápido com fotos 360° e Realidade virtual

Na dúvida, pergunte se a sua imobiliária possui serviço de fotografo: muitas empresas hoje em dia oferecem fotografias 360° e isso pode ser um grande diferencial na hora de alugar seu imóvel.

Outro diferencial é criar vídeos curtos e realidade virtual sobre as dependências do imóvel, os limites do condomínio e as áreas comuns. Os vídeos ajudam aos futuros visitantes a se sentirem no lugar antes de o visitarem pessoalmente.  

Corretor de imóvel

Ao anunciar seu imóvel para alugar busque um corretor de imóveis especializado em locações de imóveis. Entretanto, aposte em um corretor e certifique-se que ele vai realmente procurar um futuro inquilino para você.

Não deixe essa tarefa para quem não tem experiência e busque corretores credenciados pelo CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de cada estado.

Ao alugar seu imóvel, diga “não” ao gato!

Serviços irregulares (como ligações clandestinas) além de serem ilegais e terem o potencial de danificar o imóvel podem afastar os inquilinos. O mesmo vale para painéis de energia elétrica e hidrômetros danificados e sem o lacre das empresas fornecedoras.  Portanto, atenção para esses pontos.

Documentação e taxas em ordem

Ninguém gosta de ser surpreendido com um corte de energia elétrica ou um desabastecimento de água. Dessa forma, se certifique que as taxas do imóvel (como as contas básicas e o condomínio) a ser alugado estejam quitadas e que o inquilino não terá nenhum gasto à mais depois que se mudar. Isso vale para as taxas de gás natural, serviços de internet (caso seja oferecido) entre outros serviços.

Gostou das dicas? Agora, compartilhe essas ideias com quem pretenda colocar o imóvel para alugar e dê a sua opinião!

IzyMob, a visibilidade que seu imóvel merece!

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Newsletter

Confira