Mercado Imobiliário

Conheça as novas Linhas de Crédito Imobiliário do Itaú Unibanco

Linhas de crédito e investimentos
Itaú Unibanco está abrindo novas linhas de crédito para a aquisição do imóvel próprio. Veja como isso pode ajudar na conquista do seu imóvel próprio.

Com o aumento dos investimentos no mercado imobiliário, o Itaú Unibanco acaba de implementar um pacote de novas linhas de crédito com o objetivo de atender tanto às pessoas físicas quanto às incorporadoras. Conheça as principais medidas adotadas:

  • A criação inédita de uma modalidade atrelada aos rendimentos da poupança;
  • A possibilidade de crédito com a garantia de um imóvel ainda financiado;
  • Linha de crédito voltada às incorporadoras para construção de imóveis, financiando o imóvel no início de seu ciclo de vida.

Com isso, o Itaú consolida três etapas fundamentais para a aquisição de um imóvel próprio:  o financiamento da construção do imóvel, a compra pela pessoa física e o aceite do mesmo imóvel financiado como garantia para novas linhas de crédito.

Segundo Alexandre Zancani, diretor executivo do Itaú Unibanco, em entrevista a “Isto é: Dinheiro” em julho, o Banco Itaú Unibanco teve níveis recordes de financiamento e deve continuar em crescimento nos próximos meses. Por trás desse lançamento, a instituição financeira visa liderar a mudança do crédito imobiliário no Brasil, com margem favorável para multiplicar o tamanho, segundo tendência positiva em outros países nos próximos anos. Ainda segundo Zarcani:

“Aproveitamos um momento de mercado para liberar um patamar de taxas que antes não eram viáveis. Com essa inovação, conseguimos liberar um potencial de ofertar uma taxa fixa que varia conforme o rendimento da poupança, que é uma referência da Selic.”

Vantagens da nova linha de crédito

Um dos grandes diferenciais é que a poupança tem um teto para o rendimento, de 6,17% pelas regras do Banco Central, fazendo com que a cobrança máxima da nova linha seja de 10,16% ao ano. No financiamento imobiliário tradicional, o banco reduziu a todos clientes a taxa de TR + 7,3% ao ano para TR + 6,9% ao ano. Nessa linha, ao contrário da linha atrelada à poupança, o cliente sabe, ao contratar a linha, quanto pagará durante o período restante do contrato.

Segundo o diretor de Crédito Imobiliário do Itaú Unibanco, Danilo Caffaro,  com tal iniciativa o banco Itaú não visa substituir nenhuma linha de crédito, mas ampliar a carteira de produtos disponíveis para o cliente. Caffaro ainda ressalta o Itaú estava em busca de uma forma de conseguir repassar a queda recente da Selic, hoje no piso histórico de 2%.

Leia também: Compra de imóveis – Conheça as formas de pagamento

Como será a nova linha de crédito para aquisição de imóveis?

Linhas de crédito e investimentos
Linhas de crédito e investimentos

A nova linha de crédito abrangerá imóveis residenciais, com até 30 anos de prazo para pagamento. Haverá uma exigência de entrada mínima de 18% do valor de avaliação do imóvel. Um enorme potencial, segundo Caffaro, uma vez que suas características torna o produto muito atraente ao mercado.

Garantia de crédito para incorporadoras

As linhas de crédito para as incorporadoras também foi o foco das ações do Itaú esse ano. Diante das discussões estratégicas com empresários do setor, nasceu a necessidade de se criar uma linha de crédito que atingisse à essas demandas, impulsionando crescimento nesse momento oportuno.  

O diretor comercial imobiliário no Itaú BBA, Thales Ferreira, ressalta que

“O novo patamar estrutural de juros, a reserva de valor, o grande déficit habitacional que continua como uma alavanca de crescimento, o melhor arcabouço jurídico e as novas formas de vendas”

Com isso, a ideia é participar da solução ao setor do inicio ao fim, com uma proposta que atenda tanto às pessoas físicas quanto jurídicas.

Outra modalidade de crédito imobiliário planejada pelo Itaú Unibanco é o crédito com a garantia de imóvel que ainda está financiado – ou “home equity”, modalidade comum em outros países.

Após a resolução do Banco Central, essa nova linha contemplará o cliente com imóvel financiado no Itaú que poderá adquirir um novo crédito para qualquer finalidade.

Linha de crédito indexada à poupança

A linha de crédito imobiliário indexada à poupança terá como cobrança uma taxa fixa de 3,99% mais o rendimento da poupança, hoje em 1,4%, levando à taxa cobrada, caso a contratação fosse hoje, em 5,39%, cerca de 25% abaixo da média cobrada pelo mercado atualmente.

Como será esse novo modelo de crédito imobiliário?

Pelas regras, o cliente poderá pegar o mesmo valor do saldo devedor, com a limitação de até 90% do valor do imóvel. O pagamento dessa nova dívida será dividida pelo prazo do financiamento do imóvel que foi dado em garantia.

Veja também: Quanto custará a reforma do meu imóvel?

A IzyMob tem a visibilidade que seu imóvel precisa.

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira