Economia

Moradia Estudantil: Como escolher a melhor banda larga?

Moradia Estudantil: Como escolher a melhor banda larga?
MOradia estudantil sem bandalarga não dá, não é mesmo? Com as dicas da IzyMob para escolher a melhor banda larga para você não tem erro!

Hoje em dia, ninguém mais vive sem banda-larga! Ainda mais quem está estudando.

Uma conexão de internet significa a possibilidade de resolver muitos problemas a um só clique – para isso, você precisa ter atenção na hora de contratar um serviço de banda larga.

As repúblicas (normalmente casas maiores com maior quantidade de moradores) proporcionam experiências bastante únicas e que podem ser super positivas quando os moradores conseguem administrar a convivência de uma forma organizada.

Além de dividirem o espaço físico, quem divide algum tipo de moradia estudantil compartilha tarefas, decisões e, claro, as contas. Considerando que o orçamento não costuma ser dos melhores, alguns itens essenciais como a internet costumam ser assunto problema entre os moradores. 

Pensando nisso, o pessoal do Melhores Ofertas listou algumas dicas de como escolher o melhor plano de internet para cada tipo de moradia estudantil, poupando a sua dor de cabeça na hora de decidir qual serviço contratar. 

Qual a rotina dos moradores? 

Na grande parte das moradias estudantis é normal que os moradores tenham horários distintos, uns estudam a noite, outros de manhã, tem quem trabalhe durante a maior parte do dia e quem passe o dia estudando pelo notebook ou tablet.

Nos fins de semana, quem não visita a família em outra cidade acaba ficando em casa e reúne os amigos para uma house party

Mas por que isso é relevante? A qualidade da conexão vai depender muito da quantidade de pessoas que a utilizam simultaneamente. Por exemplo, se quatro pessoas dividem um apartamento e três delas trabalham durante o dia, o uso provavelmente será mais concentrado no período da noite. 

Além disso, é importante considerar o perfil geral de uso dos moradores. Se os conteúdos acessados mais frequentemente não são tão pesados (vídeos, podcasts, downloads de arquivos grandes), talvez não seja necessário contratar um serviço de 100MB. 

Avalie o espaço – tamanho, número de pessoas e espaço físico

Depois de entender o perfil de uso da residência, é hora de pensar na distribuição da conexão. Uma casa com mais quartos vai precisar de uma conexão com frequência maior, para alcançar todos os cômodos com a mesma qualidade. 

Um apartamento menor pode acabar concentrando o uso em uma única região – a sala, por exemplo -, e um roteador mais potente será necessário para garantir uma internet estável. 

Em resumo, quanto mais paredes existirem no ambiente, mais enfraquecido o sinal fica. Posicionar o roteador em um ponto estratégico da casa pode reduzir esse problema. 

Na melhor banda larga, o WiFi é essencial

tablets
Tablets são ideais para leituras

Hoje em dia, grande parte das operadoras de telefonia e internet acabam fornecendo os roteadores inclusos na contratação do serviço, mas é bom ficar de olho para garantir que a instalação do WiFi seja efetuada pela empresa.

Claro que é possível comprar um aparelho à parte – o que é mais recomendado se você entende minimamente de redes de internet para fazer a instalação -, mas nesse caso você fica menos assegurado da eficácia do aparelho e da segurança da sua rede. 

Dependendo do plano contratado, as operadoras oferecem aparelhos adicionais que podem resolver o problema do enfraquecimento do sinal ao atravessar paredes e cômodos mais distantes. 

Velocidade de banda larga e preço

Depois de avaliar com calma cada um dos pontos listados acima, é hora de pesquisar todos os serviços disponíveis na sua região, considerando opiniões de quem já utiliza, comparador de preços e promoções. 

É bem possível encontrar duas diferentes empresas oferecendo o mesmo tipo de serviço, por preços bem diferentes. Nesse caso, vale a pena entender se o valor é promocional e se a qualidade do produto pode ser um diferencial. 

Leia também: 10 dicas para alugar seu imóvel

Promoções

wifi internet notebook

Aqui é preciso tomar um certo cuidado. Muita gente acaba atraída pelos preços relativamente baixos na hora de contratar um serviço novo, mas se esquecem de verificar se eles são promocionais e podem sofrer alteração depois de alguns meses. 

Essa variação de valor é bem comum e pode pegar de surpresa quem não leu os * que geralmente informam o período que a promoção se aplica.

Na hora de contratar um plano de internet, seja online ou por telefone, é possível que você se depare com a opção dos combos. Eles podem ser uma boa escolha se de fato você fará uso do serviço. 

De primeira vista, eles podem parecer econômicos, mas com o tempo você pode perceber que mal tem tempo para assistir TV e acaba gastando dinheiro por impulso.

Atendimento e Suporte

Por último, mas não menos importante, os canais de atendimento e suporte técnico oferecidos por cada empresa merecem grande atenção. Afinal de contas, você não quer ficar na mão caso a sua internet pare de funcionar, não é mesmo?

Aplicativos para smartphone e chat online são praticamente obrigatórios nos dias de hoje e facilitam bastante na hora de solicitar 2ª via, tirar dúvidas e até mesmo cancelar o serviço.

Algumas operadoras oferecem canais específicos para suporte técnico, que resolvem de forma remota o problema ou encaminham um profissional quando necessário. 

Mas e aí, qual plano escolher? 

Se você não quer perder muito tempo pesquisando e consultando diferentes sites de operadoras, vale a pena usar o comparador de planos e olhar os intermediários, que vão dar conta do uso cotidiano e podem ser alterados conforme sua necessidade de uso.  

Porém, o mais indicado é que você faça a análise conforme os pontos indicados nesse texto, que vão te ajudar a ter uma visão mais precisa da sua demanda e ir direto ao serviço que mais se adequa à sua residência. 

E já que a ideia é dividir o valor entre todos os moradores, nem sempre um plano considerado caro vai pesar no bolso no fim do mês, mas deve existir a garantia de que o serviço entregue a qualidade de acordo com o valor pago. 

Lembrando que os serviços sempre podem ser cancelados e alterados (consulte o contrato para evitar dor de cabeça), por isso a necessidade de um atendimento fácil e eficiente. 

Leia também: Casa conectada: Automação Residencial pelo celular

Conta para a gente se as dicas foram úteis! Aproveita e compartilha no grupo da sua casa se vocês estão pensando em contratar um novo plano de internet banda larga. 

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 13

Newsletter

Confira