Dicas

Dicas para morar em condomínio

Morar em condomínio
Viver bem e em harmonia é tudo o que uma família busca ao comprar um imóvel em um condomínio, mas você sabia que há algumas regrinhas básicas de convivência? Confira!

Morar em condomínio é o paraíso para muitas pessoas! Imagine ter várias facilidades bem pertinho da sua casa, sem precisar se deslocar? Academia, lojas, piscina, churrasqueira entre outras facilidades, quem nunca quis viver assim?

Entretanto, num condomínio, você conviverá mais de perto com seus vizinhos e, por isso, há algumas regras de convivência essenciais para evitar conflitos desnecessários com os demais moradores.

Selecionamos 14 dicas importantes para quem pretende morar em condomínio – essas regras valem tanto para condomínios de casas como os de apartamentos, seja imóveis alugados ou próprios – não tem diferença.

Seja qual for a sua escolha, saiba que o convívio num condomínio pode ser uma experiência muito positiva, sobretudo para quem gosta de conhecer pessoas novas e interagir diariamente. 

Quem é o Síndico?

Tim Maia, rs! Não nesse caso. O síndico é o profissional responsável por mediar as relações entre os moradores, as regras e as conciliações de interesses entre todos. Para ser síndico, há três requisitos importantes: paciência, bom-senso e capacidade para mediar conflitos.

O que é uma assembleia e o livro de ata? 

Todos os moradores devem estar de acordo e respeitar as regras do condomínio. Essas regras são definidas em assembleias realizadas pelo síndico com a presença de todos os moradores e suas decisões são registradas numa ata, na qual todos os presentes deverão assinar.

O livro de ata é um documento que estabelece as regras de convivência e impede a violação das mesmas.

Você sabia que existe uma “Cartilha de Etiqueta em Condomínios” desenvolvida pelo site Sindiconet? Essa cartilha estabelece alguns pontos importantes para quem sonha em desfrutar das comodidades de morar em condomínio. Com base nessa cartilha, tiramos 10 regras importantes que você deverá considerar:

Aceite as regras definidas pela assembleia

Paramorar em condomínio é preciso respeitar algumas regras de convivência, por mais que não façam sentido, elas foram definidas pelos condôminos em reunião, o que significa que a maioria definiu o que seria de bom tom para todos – aceita que dói menos: você que está chegando agora a um condomínio, aceite as regras e sugira algumas mudanças na próxima assembleia.

Trate os funcionários do condomínio com cordialidade

Trate os funcionários com respeito e cordialidade. Reclamações e manutenções deverão ser solicitadas ao zelador ou ao síndico. O funcionário do condomínio não é contratado para fazer serviços particulares aos condôminos, portanto, evite contratá-los para realizar serviços em sua residência, sobretudo se estiverem em horário de trabalho no condomínio.

Alguns toques importantes para quem for morar em condomínio

  • Fique de fora de boatos e fofocas relacionadas aos vizinhos;
  • Teve algum mal-entendido com um vizinho? Chame para conversar em particular. O diálogo é a melhor solução;
  • Seja discreto e haja com discrição;
  • Não contrate profissionais, como babá e empregados domésticos, que já trabalhem nos seus vizinhos para trabalhar na sua casa;
  • Pague as taxas referentes ao condomínio em dia;
  • Participe das assembleias, procure conhecer as pautas com antecedência, faça sugestões de forma clara e respeitosa, buscando o entendimento de todos;

Convivência no elevador

O elevador é o espaço mais utilizado do condomínio: todos os dias, pessoas entram e saem dos elevadores e, apesar do curto espaço de tempo e interação, todos devem ter respeito e cordialidade mútuos.

  • A regra é clara: ao entrar num elevador sempre cumprimente os demais; ao sair, peça licença.
  • Espere as pessoas saírem para entrar no elevador;
  • Segure a porta para que outras pessoas possam entrar. Seja gentil;
  • Não segure o elevador, principalmente nos horários de pico;
  • Utilize o elevador de serviço para voltar da piscina, trafegar com seu pet e transportar caixas e compras;

Não faça barulho

Sabe aquela máxima: seu direito termina onde o do outro começa? Se você quer morar em condomínio deve compreender que o direito dos demais condôminos deve ser respeitado tanto quanto o seu. Por isso, respeite o horário de silêncio e nos horários permitidos use o bom senso para não prejudicar os outros.

Ao planejar uma festa, por exemplo – contanto que não seja um evento recorrente – comunique ao síndico com antecedência; convide os vizinhos mais próximos ou pelo menos envie um cartão se desculpando previamente pelo possível incômodo que isso possa gerar. Mais uma vez, o bom senso é essencial!

Morar em condomínio com pets

morar em condominio com pets

Utilize as entradas e saídas de serviço para circular com seu cão, sempre na guia.

Seja breve nesse trajeto para evitar que o cão estranhe os vizinhos, bem como outros cães.

Certifique-se que seu pet não incomode a vizinhança com latidos ou miados.

Durante o período que estiver fora, assegure-se que seu animal de estimação esteja seguro, alimentado e limpo.

Evite passar dias fora com seu bichinho trancado no apartamento – eles sofrem de solidão e, para que seu sofrimento não atrapalhe o descanso dos demais, procure deixar uma pessoa próxima responsável para checar se está tudo bem.

Antes de comunicar que o pet do vizinho está fazendo muito barulho, procure saber se outros vizinhos estão se sentindo incomodados também.

Caso seu pet suje a área comum, limpe imediatamente.

Sugestão: ao sair com o pet, mantenha consigo um kit de saquinho e papel para imprevistos;

Morando em condomínio com crianças

Nomes para crianças

A gente sabe que controlar o choro de um bebê é muito complicado e só que já teve filhos sabe como o choro de um recém-nascido pode ser sofrido. Todos são sensíveis a essa situação e até mesmo se dispõem a ajudar.

Os pais são responsáveis por todo e qualquer dano que as crianças fizerem nas dependências comuns. Aliás, os pais devem evitar que as crianças circulem por áreas que não sejam destinadas exclusivamente a elas.

Explique às crianças as regras de silêncio e de boa convivência; gritos e algazarras comuns a elas podem não ser muito agradáveis se forem constantes, sobretudo depois das 22h.

Sugestão: invista num isolamento acústico para sua casa / apartamento. Tapetes emborrachados e vedação de silicone nas janelas podem reduzir o barulho e até 50%.     

Leia também: Kit de Primeiros Socorros: O que deve ter?

Como usar a garagem do condomínio?

As regras de uso da garagem do condomínio variam, conforme o determinado pela administração. Por isso, vale a pena pensar em algumas regras básicas:

  • Não buzine;
  • Use luzes baixas;
  • Respeite a sua vaga;
  • Sua vaga não é depósito – não a utilize para esse fim ou será penalizado;
  • Respeite o limite de velocidade;
  • Caso tenha provocado algum dano ao carro de um vizinho, deixe um bilhete com seu contato, pedindo desculpas e se prontificando a arcar com os custos do reparo.
  • No encontro de dois carros, a preferencial é sempre do carro que está chegando.
  • Nos condomínios que tem centros comerciais e mercados procure devolver o carrinho de compras ao seu local de origem;
  • Mantenha seu espaço organizado, seu carro limpo, por dentro e por fora.

Lixo e coleta seletiva

Ambiente mais limpo é aquele que menos se suja. Dessa forma, não jogue papéis, pontas de cigarro ou qualquer tipo de lixo, por menor que seja, nas dependências do condomínio ou pelas janelas dos apartamentos.

Mesmo que não haja coleta seletiva em seu bairro, procure separar materiais orgânicos e recicláveis; ensaque seu lixo e certifique-se que não exale cheiro forte, mantendo o saco amarrado.   

Essas medidas auxiliam no descarte do lixo nas caçambas e proporcionam um ambiente mais limpo e agradável.

Sugestão: Agrupe embalagens por tamanho e materiais num mesmo saco. Nos supermercados há sacos de lixo de 100 litros ideais para armazenar embalagens, que deverão ser limpas e desmontadas antes de serem descartadas.  

Morar em condomínio com academia

Morar em condomínio academia

A convivência nas dependências da academia deve ser cordial e respeitosa com todos, nunca se esquecendo que esse é mais um dos espaços comuns do condomínio.

Tal como em qualquer academia você deve:

  • Devolver as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem;
  • Não convide amigos ou parentes que não residam no condomínio para entrarem na academia. Esse é um espaço exclusivo para os que moram no condomínio.
  • Não “monopolize” os equipamentos, reveze sempre que necessário. Tempo máximo na esteira e na ergométrica é de 30 minutos.
  • Após o uso, limpe os equipamentos com pano e álcool em gel.

Morar em condomínio com piscina

Morar em condomínio com piscina

A área da piscina é uma das áreas mais concorridas de um condomínio. Sonho de consumo de muitas pessoas, sobretudo no calor, essa é a maior vantagem de morar em condomínio!

Porém, na área da piscina o bom senso é fundamental

Converse com o síndico previamente sobre a possibilidade de levar amigos e familiares para a piscina do condomínio. Como é um espaço público, na área da piscina:

  • Não utilize equipamentos de som (afinal, é um espaço comum e não sua piscina particular);
  • Crianças na piscina, cuidado redobrado.
  • Não entre na piscina com excesso de protetor solar, creme ou bronzeador;
  • Tome uma ducha antes de entrar na piscina;
  • Não use o elevador com trajes de banho;
  • Procure não usar trajes de banho muito ousados que possam trazer inconvenientes à sua imagem.

Você sabiaque alguns condomínios exigem exame e atestado médico dos condôminos e de seus convidados para a entrada na piscina?

Isso é importante porque algumas pessoas podem ser portadoras de micoses e dermatites de contato. Pergunte ao síndico sobre a necessidade de exame e atestado médico para a entrada na piscina e na academia.

Churrasqueira e salão de festas

sala de festas

Esses espaços requerem maior atenção para quem for morar em condomínio: apesar de não serem utilizados constantemente, cada condômino que usar ficará responsável pela manutenção e organização do espaço no dia em que usar. Dessa forma:

  • Respeite os horários de uso;
  • Limpe toda a área após o uso, recolhendo adequadamente o lixo e os restos de comida.
  • Faça uma lista com todos os convidados para deixar na portaria;
  • Antes de começar a festa avise a todos os convidados sobre o respeito às regras do lugar, especialmente em relação ao barulho.
  • Deixe a churrasqueira limpa após o uso, sem brasa e sem restos de carne no seu interior.
  • Zele pela conduta de seus convidados e evite o excesso de bebidas alcoolicas – se beber, não dirija.     

Atenção nas Obras

Os horários para a realização das obras foram estabelecidos na convenção, por isso, verifique o regulamento interno. Respeite esse horário, comunique ao síndico sobre as eventuais reformas.

Todo e qualquer resíduo de obra deverá ser devidamente ensacado e descartado em lugar apropriado, especialmente materiais que possam trazer prejuízos à saúde.

Com esse post visamos esclarecer um pouco do que seja morar em condomínio. Deixe nos comentários sugestões e dicas para que possamos ampliar essa lista.

AIzyMob tem a visibilidade que seu imóvel precisa.  

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira