Dicas

10 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Alugar casa
Que bom que você quer comprar um imóvel! Mas você sabe por onde começar? Veja as 10 coisas que você precisa saber antes de dar esse passo tão importante em sua vida!

Você está dando os primeiros passos numa das conquistas mais importantes de sua vida – Comprar seu imóvel!

Porém, para que isso aconteça é importante que você leve em consideração alguns fatores importantes.

Seja para morar, seja para ter como investimento, a compra de um imóvel é um ato que exige atenção aos detalhes e o planejamento contínuo de cada etapa do processo.

Defina um teto para investir

aluguel de imóveis
Dicas para alugar imóveis!

Investimentos tão importantes como a compra de imóvel não devem ter o céu como limite. Assim, você deverá combinar os valores mínimo e máximo para o investimento no seu imóvel. Em pensando em financiamento, é importante pensar em quanto se tem disponível em renda para dar entrada no investimento e se haverá recursos suficientes para manter as parcelas do financiamento. Feito isso, o primeiro passo para a compra de seu imóvel já está dado.  

Defina o tipo de imóvel desejado

Qual o imóvel atende melhor as suas necessidades? Conjugado ou maior? Rural ou urbano? Casa ou apartamento? São muitas as opções de bem morar e você deverá levar em consideração se haverá outras pessoas morando com você, se a família irá aumentar, se morará com crianças ou idosos, entre outros aspectos importantes.

Defina a quantidade de cômodos

Essa é uma questão essencial – quantos cômodos seu imóvel precisa ter para acomodar as pessoas que estarão morando com você. Qual a dimensão de desses cômodos? Dependência para funcionários separado, suítes e escritório – todas essas alternativas deverão estar assinaladas antes de sair para procurar um imóvel para comprar.  

Contrate um corretor de confiança

Um corretor de imóveis é o único profissional habilitado para intermediar as compras e vendas de imóveis. Esse profissional, com registro no CRECI de cada região deve acompanhar você nas visitas aos imóveis que sugerir, mostrar as principais vantagens de compra e verificar a documentação imobiliária nos cartórios de registros de imóveis como na prefeitura.

Atenção à infraestrutura do imóvel

Primeiramente, você deverá observar a infraestrutura do imóvel como um todo: se há rachaduras, infiltrações, se a pintura está em ordem sem estofamentos ou bolores. Atenção redobrada ao telhado, se há goteiras ou aparentes imperfeições. Não deixe de verificar os encanamentos, as válvulas de retenção dos sanitários e verifique se a rede elétrica do imóvel encontra-se em ordem. Não se esqueça de observar se no imóvel há desníveis ou mesmo se o terreno é instável – o que pode representar risco de rachaduras no futuro.

Leia também: Compra de imóveis – Conheça as formas de pagamento

Localização e vizinhança

Um aspecto que deve ser analisado antes de comprar um imóvel é o que consiste a localização desse imóvel: na região mais central de cada cidade, os imóveis tendem a valorizar mais rapidamente em detrimento dos que estão nas periferias. De qualquer forma, você pode preferir morar nas proximidades dos grandes centros, o que pode ser bom para famílias com crianças. Observe se no entorno há hospitais, creches, escolas e alguns serviços úteis como supermercado, mercearia, farmácias ou lojas de conveniência.

Segurança

Outro quesito que deve ser considerado por quem vai adquirir um imóvel é a questão da segurança. Se há roda policial nas ruas do bairro, se há serviço de monitoramento por câmeras, circuito interno de TV nas dependências em comum dos condomínios. Converse com as pessoas do bairro, informe-se sobre assaltos e arrombamento de residências. Investigue. Perguntar não ofende e você estará mais seguro com essas informações.

Imóvel novo ou usado

Uma questão essencial para quem vai comprar um imóvel é saber se adquirirá um imóvel novo ou usado. Os imóveis usados, mais antigos tendem a ser mais baratos, entretanto, normalmente é necessário fazer uma reforma em algum momento do pós-compra. Já os imóveis novos você entra para morar sem o risco de ter reformas estruturais ou maiores melhorias antes de morar, à não ser pelo aspecto estético.  

Documentação

Nesse quesito você já deve ter ouvido falar que só quem registra o imóvel é dono. Então, procure saber sobre a história desse imóvel – verifique as modificações da planta, veja como foi adquirido, se há pendência de documentação por conta de inventários ou disputas judiciais como arrestos e alienações. Você consegue esses dados através de uma busca no Cartório do Registro Geral de Imóveis e pela prefeitura. Para os imóveis novos verifique a questão do habite-se que é o registro de autorização para moradia. Sempre lembrando que, na compra de um imóvel novo, 90% das burocracias caem por terra e você terá o primeiro registro automaticamente expedido em seu nome.

Formas de Pagamento

FGTS, Financiamento imobiliário, empréstimos, poupança, alienação de imóveis… muitas são as formas de pagamento para a compra de imóveis atualmente. O ideal é conversar com o gerente de seu banco que, mediante sua história de rendimentos e de relacionamento, poderá traçar as melhores estratégias para você comprar seu imóvel. Além disso, ainda há outras formas de aquisição como a permuta e as linhas de crédito imobiliário. Atenção para as taxas de juros e as demais taxas inerentes aos financiamentos imobiliários.

Leia também: Conheça as novas Linhas de Crédito Imobiliário do Itaú Unibanco

A IzyMobtem a visibilidade que seu imóvel precisa.  

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 3

Newsletter

Confira