Dicas

Como dividir as tarefas domésticas e facilitar o dia a dia de todos

divisão de tarefas
A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!

Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje.

O tempo é nosso bem mais valioso – somos tomados por excesso de atribuições, estudos e reuniões quase intermináveis e acaba nos sobrando pouco tempo para aproveitar a família e os amigos.

Aprendemos desde muito cedo a deixar as tarefas domésticas à cargo de nossas mães, irmãs, tias e avós. O elemento feminino sempre foi o responsável em organizar as tarefas domésticas, muitas vezes sem o apoio dos elementos masculinos, também moradores da mesma casa.  

Com as mudanças sociais dos últimos 30 anos, a divisão de tarefas se tornou uma realidade para muitas famílias. Desde cedo procura-se ensinar aos filhos noções básicas de arrumação de seus próprios quartos e pertences, além de pequenas ações como retirar o lixo e guardar os brinquedos.

Neste post daremos 5 dicas importantes para quem quer começar a dividir as tarefas em casa de uma forma simples e prática, confira!

Veja também: 10 dicas para organizar apartamentos pequenos

Dividir e conquistar

Essa máxima de Napoleão Bonaparte cabe muito bem na divisão de tarefas domésticas: ao dividir as tarefas entre os moradores de uma mesma casa você conquista mais tempo para as coisas que realmente importam.

O ideal é conciliar de duas a três tarefas para cada membro da família diariamente. Considere os espaços comuns ao casal como de responsabilidade do próprio casal, como a arrumação do quarto, dos armários e principalmente da suíte. Você pode combinar em revezar a limpeza do banheiro do casal e a troca das roupas de cama e de banho (semanalmente).

Os espaços de convivência como a cozinha, a sala de estar/jantar, jardim e banheiro social devem ser organizados por todos os membros da casa, em dias alternados, para que todos tenham tempo de descanso garantido.

Quem fizer todas as tarefas do dia tem filminho com pipoca garantido!  

Quem cozinha não lava a louça

Tarefas domésticas

Essa máxima é muito utilizada por casais e famílias – afinal, a preparação de um prato saboroso requer tempo de preparo e atenção aos detalhes. Portanto, quem cozinha não lava a louça do preparo e a que é utilizada durante a refeição. Claro que quem cozinha pode deixar a louça organizada para o outro lavar ou mesmo lavar a louça do preparo de deixar a da refeição para o outro. Você pode aproveitar esse momento para ensinar os filhos a colocarem a mesa ou mesmo para arrumar os espaços para deixar o ambiente harmonioso.

Prepare a sobremesa para o ajudante mais eficiente!

Enquanto um varre, o outro passa o pano

A regra é clara: enquanto um tira o pó o outro varre e o outro passa o pano. Comecem por tirar as teias de aranha do teto, o pó dos móveis. O outro varre tudo e recolhe a poeira para depois um terceiro passar o pano ou lavar o chão.

Em residências com piso laminado ou de madeira é preciso ter cuidado para que as superfícies sejam limpas com produtos específicos e não deixe resíduos líquidos no chão para não que não aconteça acidentes domésticos.

Trabalho em equipe merece comemoração em equipe! Que tal pedir uma pizza?

Dividindo as tarefas com os pequenos

O bom de organizar as tarefas com os pequenos é que eles entram rápido na brincadeira e sempre estão dispostos a ajudar. Isso possibilita grandes estratégias de divisão de tarefas como pequenos campeonatos onde todos saem ganhando.

Quem mais tirou o lixo durante a semana? Quem mais deixou o quarto arrumadinho? Quem sempre guarda todos os brinquedos? Vale até um quadrinho superfofo para eleger os vencedores.

Ensinar as tarefas domésticas para as crianças, nas devidas proporções, é educar as crianças para a vida em sociedade. Eles aprendem a ter disciplina, planejamento e organização  – nada muito diferente do que se precisa na vida adulta, não é mesmo?

Quem completar mais tarefas ao longo da semana vai ganhar a sobremesa preferida!

E quem cuida dos pets?

Passear com cachorro
Passear com cachorro

Nossos companheiros fiéis também precisam de cuidados e atenção, por isso, procure revezar os cuidados dos pets entre todos os membros da família. Alimentação, higiene, passeios – determine um dia para cada um cuidar de todas as necessidades do pet: trocar a areia higiênica, dar água e comida, levar para passear, brincar. Os filhos adolescentes podem exercer bem essa função.

Passear com o cachorrinho faz parte da diversão!

Veja mais: Em casa com o pet – cuidados com o pet durante o isolamento

IzyMob tem a visibilidade que seu imóvel precisa.

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Newsletter

Confira