Decoração

Quarto de bebê – veja algumas dicas de decoração

Quarto do bebê
Não tem coisa mais gutigutiguti e fofa do que um quarto de bebê, não é mesmo? Mas alguns cuidados precisam ser tomados na hora de preparar esse espaço tão especial, confira!

Montar o quarto de bebê é o momento sonhado de muitos pais. Você vai preparar o espaço mais aconchegante e bonito para receber seu presente mais valioso: seu filho.

A chegada de um filho envolve inúmeros cuidados e, tão importantes quanto à organização do enxoval e a decisão da melhor maternidade, o quarto do bebê está entre as prioridades.

Para facilitar a decoração do quarto do bebê selecionamos algumas dicas práticas e importantes para papai e mamãe poderem curtir esse momento único, com segurança e praticidade.

Segurança em primeiro lugar

O quarto do bebê deve ser seguro. Entenda que seu bebê não ficará muito tempo restrito ao berço e logo começará a andar, portanto, pensar nesses itens logo no começo é essencial para que se torne uma rotina na casa. Por isso, aposte em itens de segurança:

Trava, rede ou tela nas janelas – a tela ainda é melhor porque trava a entrada de mosquitos; Protetores de tomadas e protetores anti choques. 

Trava de porta –ideal para manter a porta aberta e impedir que se feche enquanto você estiver passando com o bebê;

Câmeras de monitoramento – as novas babás-eletrônicas possibilitam que os pais vejam e ouçam tudo o que está acontecendo com a criança;

Tapete antiderrapante – ideal para quando o bebê começar a engatinhar e dar seus primeiros passos – e primeiras quedas – o tapete absorve o impacto. Além de ser colorido, com diversos temas para a criança de divertir;

Móbiles – Só de EVA ou plástico lavável – fuja da tentação de móbiles de pelúcia porque acumulam poeira e ácaros. Cerifique-se que estejam bem presos para evitar que caia sobre a criança, ocasionando acidentes.

Móbile de EVA

Cores suaves no quarto do bebê

Um quarto de bebê deve ser em cores suaves, que induzam a calma e a tranquilidade, por isso, opte por tons pastel, em tonalidades claras como rosa azul e verde bebê, pérola e gelo. Você também pode optar pelos papéis de parede, em cores e motivos suaves.

Evite tematizar o quarto do bebê com personagens, cores e luzes vibrantes. O campo visual de um bebê só se estabiliza depois do décimo mês – imagens de personagens grandes podem assustar a criança, por isso, opte por motivos suaves, sem personagens ou elementos que possam poluir visualmente o quarto.

Escolhendo os móveis para o quarto do bebê

Da mesma forma, os móveis podem ser claros e de materiais que permitam serem limpos constantemente como os revestidos de MDF, laca ou plástico. Mesmo que os pais curtam móveis retrô, há diversos modelos de móveis planejados e multifuncionais o que facilita bastante a usabilidade diária.

O ideal é que o ambiente tenha espaço suficiente para pelo menos duas pessoas circularem sem problemas. Por essa razão, num primeiro momento, o berço, a poltrona de amamentação e a cômoda são os três móveis mais necessários no quarto do bebê.

Invista também em nichos ou prateleiras altas para organizar os itens que os bebês não podem ter acesso como embalagens de talco, itens de higiene e medicamentos. Ganchos para pendurar e mesinha de apoio à poltrona de amamentar também são bem-vindos.  

poltrona de amamentar

Bebês são espertos e, quando se colocam de pé, fazem coisas que você nem imagina! Acredite, essa fase chega bem rápido. Quando começar andar, por volta de um ano, você já pode começar a pensar numa caminha, porque seu bebê certamente vai querer pular o berço.

Bebê sapeca

Leia também: 5 super ideias para organizar seu apartamento

Como escolher organizadores e cestos para o quarto do bebê?

Dois elementos que ajudam muito no quarto do bebê são os organizadores – para roupas, produtos de higiene, fraldas, mamadeiras entre outros objetos de uso constante e cestos para seleção e descarte.

organizadores

Procure ter uns 4 organizadores de tamanho médio para dentro da cômoda e três cestos de plástico, liso: um para o descarte de fraldas e materiais de higiene usados, outro para roupas sujas e outro para organizar o estoque de fraldas. isso facilita o descarte e a limpeza dos espaços diariamente.

Economize

Por mais intenso que seja esse momento, tenha atenção com os gastos desnecessários. Lembre-se que toda a mobília do quarto do bebê será trocada em um ano, por essa razão, evite adquirir móveis muito caros.

As compras por impulso também devem ser controladas – claro que a gente deseja dar tudo para os filhos, mas lembre-se de colocar em sua planilha a quantia que realmente pode investir no quarto e na aquisição dos itens.

Como escolher o enxoval de quarto do bebê?

Quarto de bebê

Muitos papais e mamães de primeira viagem não sabem como comprar o enxoval de quarto do bebê e aqui a gente dá nossa dica especial. Basicamente, seu bebê precisará de:

  • Protetores de berço – ao escolher protetores de berço opte pelos que se adequem ao berço, com as medidas exatas para evitar qualquer sobra e para que fiquem bem firmes. Protetores de laterais e de cabeceira muito acolchoados são os que mais oferecem risco de sufocamento, por isso evitem. 
  • 2 travesseiros – fininhos, com capa impermeável e lavável;
  • 2 cobertores de algodão impermeáveis;
  • 3 toalhas;
  • 3 toalhas-fraldas (não prescinda das fraldas de pano)
  • 4 toalhinhas de mão;
  • 4 lençóis de algodão para berço, com elástico;

Com essas dicas ficará muito fácil você decorar o quarto do seu bebê com praticidade e bom gosto para desfrutar de muitos momentos inesquecíveis.

bebê menina rosa

Leia também: Iluminação de cozinha – dicas simples para um ambiente acolhedor e funcional

A IzyMob tem a visibilidade que seu imóvel precisa. Prático, rápido e sem burocracia.

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 2

Newsletter

Confira