Decoração

Como decorar espaços pequenos

Sala de estar ambientes pequenos
Com esse post, a IzyMob selecionou algumas dicas de decoração para espaços pequenos que darão aquela mãozinha para você que quer morar bem em um espaço só seu, do seu jeito!

Decorar espaços pequenos pode ser um grande desafio: sempre ficamos na dúvida sobre como dispor dos móveis de maneira adequada para não entulhar os espaços e promover uma circulação mais fluida na casa.  

Os apartamentos com menos de 45m² já são uma grande realidade de nosso tempo. Estes empreendimentos constituem a mais de 40% das unidades lançadas na cidade de São Paulo, segundo dados do Secovi-SP, responsável pelo setor imobiliário.

A busca por imóveis menores vem aumentando significativamente ao longo dos anos – devido a um novo estilo de vida que se espalha pelo país: pessoas jovens, que passam a maior parte do tempo em seus trabalhos e atividades fora de casa que só utilizam a residência para dormir ou nos fins de semana.

Vantagens de um imóvel pequeno

decorar espaços pequenos - sala de estar

O valor dos imóveis pequenos é mais acessível e a localização muitas vezes é privilegiada, com bons serviços e acesso à transportes públicos, próximo aos grandes centros.

Imóveis menores também são mais práticos para a limpeza e conservação dos espaços.

Pode ser um espaço menor, onde você terá que reduzir seu mobiliário, mas não faltarão opções para decorá-lo de forma aconchegante e harmoniosa, sem abrir mão do estilo e da funcionalidade tão necessárias.

Abuse dos tons pastéis

Para que seu espaço pequeno seja equilibrado você deverá investir em tons pastéis como areia, pérola, branco gelo e cinza claro. Essas cores além de produzirem um efeito relaxante, dão a sensação de leveza e espaço.  

Designers de Interiores

Designers de interiores são profissionais  que podem ajudar na criação de projetos especiais para espaços pequenos, porém você pode usar algumas dicas bem práticas para executar seu projeto decorativo sozinho.

Use da criatividade e deixe seu espaço bem funcional e bem distribuído.

A escolha dos móveis é fundamental para aproveitar o espaço otimizado, sem atrapalhar a circulação dos habitantes da casa.

Aposte na Geometria

A geometria pode ajudar você a decorar espaços pequenos devidamente.

Use as paredes para expressar sua criatividade e ampliar a sensação de espaço.

Dessa forma, o chão e os corredores ficam livres para a circulação diária.

Veja também: Faça você mesmo os móveis da sua casa nova!

Charmosas Prateleiras

As prateleiras são ideais para os espaços pequenos: deixam o ambiente mais organizado e elegante. Prateleiras de madeira ou MDF são excelentes para favorecer um ambiente refinado.

Arte é fundamental

Destaque algumas peças decorativas em pontos chave, aproveite o espaço. Para quartos com pouca decoração, invista num quadro grande ou um painel.

Atenção para não entulhar os espaços com objetos de arte ou muitas coisas desnecessárias – pratique o desapego e lucre uma graninha fazendo uma venda de garagem ou em apps de desapego como o Ebay.

Espelho, espelho meu!

Você conhece o velho truque do espelho? Um espaço com espelho dá a impressão de ser bem maior. Isso acontece porque o espelho amplia a luz recebida, aumentando a sensação de profundidade do lugar.

Foco no teto

O teto é um dos espaços mais versáteis de uma acomodação: você pode criar uma ilusão de espaço amplo e confortável se conduzir os olhos de quem entra para o teto: por isso, cortinas, biombos, espelhos, luminárias devem ser colocados próximo ao topo da parede – isso fará com que o espaço pareça maior e muito mais chique.

Veja também: Top 10 dicas importantes para facilitar sua vida doméstica

Com essas dicas simples você poderá começar a decorar espaços pequenos com muito mais praticidade e criar espaços harmoniosos.

A IzyMobtem a visibilidade que seu imóvel precisa. Conheça uma nova forma de alugar imóveis.

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Newsletter

Confira