Bem Estar Decoração

Decoração de home office: 7 dicas para criar um escritório bonito e confortável

Decoração de home office: 7 dicas para criar um escritório bonito e confortável

Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 

Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?

Por isso, separamos aqui 7 dicas sobre como fazer a decoração do seu home office de forma eficiente para deixá-lo super bonito e confortável. Continue lendo nosso post e confira!

1. Analise o tamanho de seu home office

Antes de decidir qualquer coisa sobre o seu home office, como quais móveis e objetos de decoração vai usar no espaço, você precisa analisar o tamanho dele. Assim, você consegue ter uma boa noção do que cabe ali e quais ideias que estão na sua cabeça podem se concretizar.

Se o seu espaço for grande, por exemplo, você pode comprar móveis espaçosos e investir em mais peças para o ambiente. Já se ele for pequeno, a palavra que deve te guiar durante a organização da decoração é: otimização.

Ou seja, o ideal é que você escolha poucos móveis, que sejam pequenos e funcionais. Dessa forma, vai conseguir aproveitar bem o espaço.

2. Selecione cores suaves para o local

Cores suaves são boas para as paredes e certos móveis do escritório em casa, porque elas são menos cansativas. Então, mesmo que você passe horas no home office, esse período vai ser menos estressante.

Você pode escolher a cor branca para ser predominante no espaço ou tons suaves de cores que combinam mais com seu gosto. Tons leves de azul ou verde, por exemplo, são boas opções para escritórios em casa.

Se o seu imóvel for alugado, analise se vale a pena financeiramente você pintar as paredes, de acordo com seus planos. Mas, tenha em mente que uma parede com cores suaves volta mais facilmente a ser branca.

Você ainda pode pintar somente uma ou duas paredes do cômodo para que seja mais fácil e barato fazê-lo voltar a sua cor original.

Além da cor predominante, lembre-se também de que você pode e deve usar outras cores para decorar seu cantinho e deixá-lo mais eficiente. Você pode usar tons terrosos na mesa ou em outros móveis, já que eles auxiliam a dar foco.

Cores mais vivas, como vermelho e amarelo, são bacanas para estimular a criatividade e dar mais alegria para o local. Mas, use esses tons com moderação, porque senão eles podem provocar irritação.

3. Escolha bem sua cadeira

A cadeira do home office tem que ser escolhida com muito cuidado, porque você vai passar horas nela. Sendo assim, ela tem que ser confortável e ergonômica, para não prejudicar sua postura e não causar nenhuma lesão em seu corpo.

Como uma cadeira desconfortável e que não é ergonômica afeta sua postura, ela infelizmente também afeta a sua produtividade e eficiência no trabalho ou nos estudos. Por isso, não use qualquer cadeira de sua casa para o home office e invista em uma específica. Vai valer a pena!

Essa peça ainda tem que ser muito bonita, afinal ela é um ponto que costuma chamar atenção no escritório.

4. Use móveis que ajudam na organização

Ter um home office organizado é muito bom, porque assim você sempre sabe onde encontrar o que precisa e também elimina distrações do ambiente. Já pensou se você começa a trabalhar e sua mesa está toda desorganizada, com papéis para todos os lados?

Isso pode tirar muito a sua atenção e ainda vai fazer com que você demore mais para encontrar um documento específico. Por isso, é importante comprar ou até fazer móveis que te ajudem a organizar o espaço no dia a dia.

Nichos e prateleiras são excelentes opções para melhorar a organização do seu cantinho e ainda deixá-lo mais bonito. Usar gavetas e caixas charmosas também é uma ideia interessante.

Na hora de decidir onde vai ficar cada item e o que será colocado neles, lembre-se de colocar perto de você os objetos que você utiliza com mais frequência, como canetas e agenda. Assim, você não vai precisar ficar levantando para pegá-los e não vai perder tempo nem seu foco.

5. Tenha uma boa iluminação

Uma boa iluminação é fundamental para manter nossa atenção no trabalho ou nos estudos e para que nossos olhos não se esforcem demais, não é mesmo? É por essa razão que você tem que caprichar na iluminação de seu espaço.

Se sua casa for alugada, não é uma boa ideia mexer na iluminação fixa do ambiente, porque você vai ter que devolver o imóvel com as mesmas características que o alugou. 

Mas, se você posicionar sua mesa perto de uma janela e colocar uma luminária elegante nela já vai resolver bem a situação. Perto da janela, você aproveita a luz natural do dia, que não cansa a vista e elimina a necessidade de acender as luzes artificiais. 

Além disso, basta abrir a janela para refrescar o home office. Ou seja, a luz natural é boa para seus olhos e ainda faz com que sua conta de energia venha mais baixa.

Já a luminária é perfeita para colaborar com a decoração, te ajudar durante os trabalhos noturnos e em dias nublados, sem muito sol.

6. Decore o home office com plantas

As plantas são ótimas para trazer um pouco mais de natureza, cor e vida para os ambientes. 

Portanto, decorar o seu home office com elas é uma boa pedida. Escolha plantas que tenham bons tamanhos para seu escritório e não precisam de muita iluminação, já que elas vão ficar em um espaço interno.

Se você mora em um apartamento e gosta muito de plantas, aproveite também para conferir nossas dicas sobre como fazer um jardim dentro do seu lar.

7. Adicione acessórios que são a sua cara

Por último, decore seu cantinho com acessórios que são a sua cara para dar sua personalidade a ele e deixá-lo mais aconchegante. Você pode usar quadros, livros bonitos, itens decorativos e fotos suas com amigos e familiares.

Caso você decida colocar quadros e fotos, capriche na escolha das molduras e dos porta-retratos para que seu home office seja ainda mais atraente.

O que achou das nossas dicas? Se escolher segui-las em seu espaço, vai ver como a decoração de seu home office será mais bonita, confortável e eficiente. 

E, se você morar de aluguel, veja agora dicas para decorar quarto alugado e fazer com que ele fique do jeito que imaginou! 

Avalie esse post:

Classificação 5 / 5. Votos: 11

Newsletter

Confira