Bem Estar

Setembro amarelo – conheça a campanha anual contra o suicídio

setembro amarelo
O suicídio é uma doença silenciosa - a grande epidemia do nosso século decorrente da depressão é o motivo da campanha Setembro Amarelo que visa conscientizar a população e oferecer apoio biopsicosocial.

O Setembro Amarelo é uma campanha campanha de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015.

Criada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a associação Brasileira de Psiquiatria, suas ações são promovidas em setembro de cada ano e visam a conscientizar a população, destacando os órgãos que oferecem ajuda biopsicossocial.

Causas do suicídio

Sentimentos como tristeza, solidão, desamparo, desmotivação, desinteresse pelas coisas simples da vida são um sinal de alerta: um aviso de que a pessoa não está bem. Atenção redobrada ao ouvir frases como “preferia estar morto” “a vida não presta” “quero dar um fim a tudo isso” e procure estar ao lado da pessoa, oferecendo ajuda – isso pode ser considerado uma tendência ao suicídio.

Setembro amarelo - disque 188

10 de setembro – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e campanha Setembro Amarelo

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado dia 10 de setembro. A Associação internacional para a prevenção do Suicídio e a OMS – Organização Mundial de Saúde são apoiadoras dessa iniciativa. O Setembro Amarelo tem por objetivo conscientizar todo o mundo que o suicídio pode e deve ser evitado.

O suicida não quer se matar, quer matar a dor que está dentro dele. 

O sentimento de nulidade, de tristeza, amargura ou dor insuportável, moral ou física, por medo ou vergonha o impede de expressar sua angústia. Ninguém se mata por um único motivo, há sempre mais motivos relacionados, sejam familiares, econômicos, sociais e até mesmo de motivação psiquica.

Estatísticas de suicídio no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que  o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Uma verdadeira epidemia que afeta todas as faixas etárias, independente de condições sociais.  

Você sabia que a cada 45 minutos um brasileiro tira sua própria vida?

Essa é uma das razões pelas quais o Brasil tem grande interesse pelo movimento Setembro Amarelo, cuja mobilização atende a diversas religiões, escolas, universidades e organizações não-governamentais.

Leia também:Aprenda aplicar o Feng Shui em sua casa

CVV e Disque Suicídio

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Em 2019, CVV chegou a 110 postos de atendimento em todo o país com mais de 3.000 voluntários em atuação.

Há aproximadamente 1 ano, o número 188 é o número nacional de atendimento telefônico do CVV em auxílio as pessoas que estão em sofrimento e buscam por um aconselhamento.

Disque 188 CVV

Canais do CVV

A IzyMob apoia as ações do Setembro Amarelo.  

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira