Bem Estar

Setembro Amarelo – Toda vida importa

setembro amarelo
Casos de depressão, transtorno de ansiedade e até suicídio poderão aumentar devido ao novo coronavírus. Toda atenção é necessária!

Setembro Amarelo é uma campanha anual permanente Criada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida em parceria com o Conselho Federal de Medicina, A OMS – Organização Mundial de Saúde e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Suas ações visam a conscientizar a população, destacando os órgãos que oferecem ajuda biopsicossocial

O suicida não quer se matar, quer matar a dor que está dentro dele. 

setembro amarelo

Nesse momento de preocupação global é observado o impacto provocado pela pandemia na saúde mental das pessoas. 

A previsão é de aumento no número de casos de suicídio nos próximos anos devido ao isolamento social. As relações sociais têm um papel preponderante no desenvolvimento do ser humano e com esse isolamento, muitas pessoas caem em depressão que é o caminho mais rápido para o suicídio.

O Dia mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado dia 10 de setembro. A Associação internacional para a prevenção do Suicídio e a OMS – Organização Mundial de Saúde são apoiadoras dessa iniciativa. O Setembro Amarelo tem por objetivo conscientizar todo o mundo que o suicídio pode e deve ser evitado.

Brasil em oitavo lugar mundial

A cada 45 minutos um brasileiro tira sua própria vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que  o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Uma verdadeira epidemia que afeta todas as faixas etárias, independente de condições sociais.  

CVV e Disque 188

Disque 188 é o número nacional de atendimento telefônico do CVV em auxílio as pessoas que estão em sofrimento e buscam por um aconselhamento.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Em 2019, CVV chegou a 110 postos de atendimento em todo o país com mais de 3.000 voluntários em atuação.

Setembro Amarelo 2019

A Izymob apoia as ações de combate ao suicídio no Setembro Amarelo.

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira