Bem Estar

Outubro Rosa – mês da conscientização e prevenção do câncer de mama

outubro-rosa-capa
A Campanha Outubro Rosa pela conscientização do câncer de mama vem ajudando muitas mulheres no mundo todo. saiba mais sobre essa campanha e participe!

Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Todo ano no mês de outubro a campanha tem a meta de ajudar fornecendo informações para a conscientização da doença.

No Brasil, o movimento tem o apoio do INCA, Instituto Nacional do Câncer, que desde 2010 promove inúmeros eventos sobre o tema. O instituto também produz muitos materiais e recursos educativos para disseminar informações relevantes sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

O que é o Câncer de Mama?

Existem diversos  tipos de câncer de mama, que atingem em sua grande maioria, mulheres, mas alguns homens também.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais que se multiplicam, formando um tumor. A doença pode evoluir de diferentes formas.  Algumas manifestações da doença têm desenvolvimento rápido, enquanto outras evoluem mais lentamente. Esses comportamentos diferentes se devem à características próprias de cada tumor. 

Dados sobre o Câncer de mama

No mundo, o câncer de mama já matou mais de 627.000 pessoas, em sua maioria mulheres. No Brasil estima-se que haja 2,09 milhões de casos (dados de 2018). Portanto, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

Como Prevenir o Câncer de Mama?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;

O autoexame das mamas

Autoexame de mamas (pebmed)

O câncer de mama é facilmente diagnosticado através do autoexame. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Mamografia é um exame de radiografia das mamas feita pelo mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

A mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos)  é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.

Tratamento e apoio psicológico

O Ministério da Saúde oferece atendimento aos portadores de câncer de mama por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Algumas fundações proporcionam atendimento psicológico gratuito, bem como empréstimo de perucas e lenços para as mulheres que perderam os cabelos durante o processo quimioterápico.

Leia também: Setembro amarelo – conheça a campanha anual contra o suicídio

Algumas instituições de apoio ao Câncer de Mama  

ICESP – Instituto do Câncer em São Paulo

FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama

  • Informações:Uma associação civil, sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.
  • Site: https://www.femama.org.br/2018/br/home

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer

Fundação Rapunzel Solidária

Cabelegria

  • Informações:Doação de cabelos, doação de perucas e apoio humanizado para mulheres e crianças em tratamento com câncer.
  • Site: https://www.cabelegria.org/

Fundação Laço Rosa

A IzyMob apoia a campanha Outubro Rosa.

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira