Bem Estar

Novembro azul – mês da conscientização das doenças masculinas

novembro azul
A iniciativa é realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade, especialmente aos homens.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização promovida pela OMS e no Brasil tem o apoio do Ministério da Saúde.

A conscientização visa orientar aos homens sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

O Câncer de próstata é a segunda maior enfermidade que atinge os homens brasileiros. É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O público-alvo são os homens maiores de 50 anos, além de pessoas portadoras da doença como pais, irmãos ou filhos.

O Instituto Lado a Lado pela Vidaestá realizando uma importante pesquisa para saber do impacto da pandemia na vida dos homens para respondê-la clique aqui

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Câncer de pênis

Anualmente, cerca de 1.600 brasileiros têm o pênis amputado por causa do câncer de pênis. O dado alarmante da OMS e do Ministério da Saúde mostram que a principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima. A higiene íntima diária e regular impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis. Por essa razão, a higiene diária do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância.

Saúde do homem e coronavirus

Segundo o Ministério da Saúde, em estudos realizados durante a pandemia do novo coronavirus, a Covid-19 é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

Sintomas:

O câncer de próstata na fase inicial não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.

O Novembro Azul começa em novembro, mas suas ações devem se estender ao longo do ano. Ao menor sinal desses sintomas, busque auxílio medico.

Procure a unidade básica de saúde de seu bairro ou seu médico de confiança para fazer os exames anuais.

A IzyMob apoia as ações pelo Novembro Azul.

Avalie esse post:

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Newsletter

Confira